A sexualidade não é uma fórmula linear, mas sim uma experiência individual que precisa ser explorada e entendida no contexto de quem somos. Com essa compreensão fica fácil afirmar que não existe uma orientação sexual correta e uma errada; vamos além, dentro das diversas orientações ainda assim existem diferenças, tornando impossível a comparação ou julgamento de qualquer que sejam os caminhos escolhidos ou postos para o outo. A descoberta da sexualidade é uma viagem que precisa ser feita com calma, em momentos apenas observando, em outros interagindo, alguma vezes se aventurando por atalhos, mas essa viagem nunca deveria nos fazer sentir ridicularizados ou desvalorizados; as experiências e escolhas ao longo do caminho são peças importantes para a construção de quem somos.
A série que saiu dos quadrinhos e ganhou vida na Netflix, HEARTSOPPER, fala exatamente dessas jornadas diversas. Ao acompanhar o relacionamento entre Charlie e Nick, que inicialmente começa como amizade no ensino médio e logo se transforma em amor romântico, somos convidados a refletir sobre como a descoberta da sexualidade é uma jornada cheia de dúvidas, questionamentos e autodescoberta. A série desafia a ideia de que existe uma maneira "certa" de ser LGBTQ+ ou de experimentar a orientação sexual. Em vez disso, ela celebra as explosões de sentimentos que podem acompanhar essa descoberta na fase mais rica da vida, a adolescência, além de nos lembrar da importância da comunicação e diálogo.
HEARTSTOPPER é uma obra que ilustra com sensibilidade e empatia que a sexualidade não é um conceito rígido, e faz qualquer marmanjo se derreter com a construção do amor entre os personagens principais. Aliás, poder assistir esse tipo de história, é o mais próximo que muitos de nós terá para sentir como seria viver um amor na adolescência, e por mais que doa saber que muitos fomos ceifados dessa possibilidade, é ótimo ver que nenhum menino precisará passar por isso daqui pra frente.
A série nos encoraja a reconhecer a complexidade da nossa própria história, e sempre respeitar jornada dos outros; tudo isso feito com toda leveza do mundo, onde cada episódio é quase um abraço! Impossível não amar! 🥰
Comments